segunda-feira, 11 de abril de 2011

EXTRATOR DE GRAMPOS - MADE IN CAMPINA GRANDE





Pessoal, vejam que idéia teve nosso amigo de Campina Grande, Rafael(rafaelsfescalada@gmail.com), ele criou um extrator de grampos, modificando uma ferramenta da Gedore, o equipamento já foi testado e aprovado, foi utilizado para retirar dois grampos tortos de uma via no Parque do Poeta em Campina Grande na PB, e no mesmo furo, foram instalados grampos corretamente, sem a necessidade de abrir outro furo na lateral para extrair o que estava mal batido.

Parabéns Rafael, excelente idéia.

12 comentários:

  1. Irado! Contribuindo para a política do mínimo impacto! Show!

    ResponderExcluir
  2. Christian, editei o post com o e-mail do Rafael.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado! Entrarei em contato com ele...

    ResponderExcluir
  4. Olá Dagoivan,
    o email do Rafael deve estar errado, pois está voltando.
    Abraços e desculpe a amolação.

    ResponderExcluir
  5. Christian, Corrigi o e-mail do Rafael, e não considero isso amolação, sempre que precisar, dê um toque.
    Abç

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, parabéns pela iniciativa. Surgiu a dúvida: instalar outro grampo no mesmo furo é seguro? A extração do grampo original não traz nenhuma fragilidade ao entorno do furo?

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, parabéns pela iniciativa. Surgiu a dúvida: instalar outro grampo no mesmo furo é seguro? A extração do grampo original não traz nenhuma fragilidade ao entorno do furo?

    ResponderExcluir
  8. Gruilherme, primeiro, a ferramenta não foi produzida nem utilizada por mim, apenas tomei conhecimento e divulguei porque achei incrivel. Quanto a sua dúvida sobre instalar outro grampo no mesmo furo, na minha opinião, se for instalada por ...alguem que tenha conhecimento é seguro sim, seguem minhas justificativas: se o grampo não entrou, é porque o furo está muito apertado, até seria necessário conferir a furação, para grampos de 1/2" com 5cm de tarugo, 2cm com broca 13mm e 3,5cm com broca 12mm, caso o furo esteja largo, pode-se utilizar chapinhas(nao utilizo) ou chumbador quimico(melhor opção na minha opinião). Resumindo, tudo depende de quem esteja instalando o novo grampo, este deve analisar todos os aspectos!!!!

    ResponderExcluir
  9. criou não, isso dai ja é conhecido a pelo menos uns 10 anos, mas a muito tempo não via ninguem usando!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo, também já vi outros extratores de grampos, mas não como este. Mas foi bom você ter avisado, por favor envie qualquer registro para que possamos fazer justiça e alterar o texto, caso não queira se identificar, envie para meu e-mail.

    ResponderExcluir
  11. Inventado ou reinventado, ou inventado por outra pessoa e essa não sabendo do inventado... Acho que não é o ponto. O ponto é a boa adaptação que foi feito. Parece-me bem eficiente, já que a retirada é gradativa. E, de certa forma contínua. Agora eu pergunto: serviria para grampos de outras dimensões ou, se teria que trocar o "mordedor" do grampo? Ex.: corpo de 3/8" e olhal de 3/8" de polegada. Ou até como usei 7/16" para corpo e olhal.
    Concluindo, parabéns a todos!!!
    T H O M A S S C H U L Z E
    FUNCTIONAL TRAINING
    SPECIAL PHISICAL PREPARATION
    Bel. Educação Física
    CREF 013024-G/RS
    thomaschulze@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Para o sr. tromas schulze, óla cara sou rafael o proposor da ideia de adaptar o saca polia ( gedore nº8565-4)a necessidade de extrai grampos foi a alavanca p/ a idea do "extrato de grampos 7.5t" de primeira mão pesquisei si no universo da escalada tinha algo parecido, mas não encontrei nada, então tive que partir do zero, realizei alguns estudos e esse é protótipo o "saca grampo 7.5t",ele é p/ grampos de 3/8", ate 1/2" a parte penetrante, e o olhal ate 1/2", mas uma característica, ele ten uma foça de extraçõa de 7.5 tonelada, a minha ideia é poder passa p/ todo o projeto p/ contribuir ao desenvolvimento da escalada no Brasil pois como é de cultura o nosso grampo "P" podemos ten um extrato eficiênnte.
    Obriga a todos pelo o reconhecimento e especial ao dogo ivan que ven explorando o potêncial da escalada na nossa região nordeste.

    ResponderExcluir