terça-feira, 13 de setembro de 2011

II COPA DE ESCALADA INDOR DE RN

Sábado, 10 de setembro de 2011, foi realizada a II Copa de escalada indoor de RN, no Centro de Treinamento Pium, em Natal – RN, o Route-Seter foi Edervan Menger, e contou com a participação de Atletas de diversos estados brasileiros.

Muro area interna. Foto de Josmar Moraes



Contando com cerca de 1/3 de mulheres, este campeonato parece ter sido um marco de uma modificação no grupo de pessoas que escalam na região de PE, PB e RN (cito somente estes 03 estados do NE, por estarem presentes escaladores residentes nestes),  mostrando o crescimento do numero de escaladoras nas montanhas. Fiquei impressionado também com o nível das atletas, e avalio que da I copa para esta, o nível técnico aumentou consideravelmente, com a abertura do CT Pium, e pelo mesmo motivo, o nível deve continuar melhorando.
Percebi a presença de alguns escaladores novos e de outros que estavam meio fora de forma e que parecem ter voltado a ativa, no geral o evento demonstrou que a escalada na região PE, PB e RN está em evolução.

Menger explicando as regras. Foto de Josmar Moraes

O crescimento de números de vias com graduação acima do VII grau deve colaborar em médio prazo, para termos uma disputa cada vez maior pelas primeiras colocações, desafiando os neurônios dos route-seters nas finais e super finais.
A tendência parece levar a extinguir a categoria de intermediário, e possivelmente nos próximos campeonatos as categorias estarem divididas somente em feminino, masculino, ambas divididas em iniciante e open.
O campeonato foi realmente disputado agarra por agarra, nas eliminatórias todos os atletas do open masculino encadenaram as vias difíceis e moderadas, fazendo o route-seter rezar para não acontecerem muitos empates nas finais, Caui(GO) que ficou em I e Leo Pulista II, ficaram um pouco além dos III e IV lugares Leo Bouderman(RN) e Dagoberto Ivan(dagoivan)(SC), mas as disputas pelo I,  II  e III e IV, foram acirradas....por sorte só teve um empate na categoria feminino para definir o III lugar, entre as atletas Anaceli(RN) e Eduarda Araujo(PB), que após a disputa acirrada e por uma agarra definiu Anaceli como III colocada, quem levou o I lugar no feminino foi Debora Hashiguchi(SP), que escalou demais, e o segundo Carina Rabay(PB) em seu primeiro campeonato de escalada, abaixo, segue a pontuação, somente os atletas filiados na AERN, foram pontuados, já que o campeonato serve para definir o rankng de RN .

Muro area externa. Foto de Josmar Moraes

Open Masculino:
1 – Cauí Vieira2 –
2 - Leo Paulista (100 pts)
3 – Leo Boulder (80 pts)
4 – Dagoberto Ivan
5 – Jalon Medeiros (65 pts)
6 – Stenio Torres
7 – Ignácio Tobiaz (55 pts)
8 – Ary Alecrim (51 pts)
Open Feminino:
1 – Debora Hashiguchi (40 pts)
2 – Carina Rabay
3 – Anaceli Vieira (27 pts)
4 – Eduarda Araújo
5 – Dandara Queiroga (17 pts)
6 – Giselia Oliveira (11 pts)
7 – Stella Marys (7 pts)
8 – Jaimile Cunha (5 pts)
Intermediário Masculino
1 – Carlos Nome (100 pts)
2 – Leo Japa (80 pts)
3 – Rodrigo Garrafão (65 pts)
4 – Alvaro Fonseca (55 pts)
5 – Marco Aurélio (51 pts)
6 – Iraê Terra (47 pts)
Destaque para a qualidade das vias e esforço realizado pelo route –seter Edervan Menger,  cheguei as 22:00hs do dia 09, e me recolhi para não enxergar as vias sendo montadas, mas durante a noite toda e sem descanso até o final do campeonato o cara ficou trabalhando, só indo descansar no dia 11 a 1:20hs.
Agradeço a simpatia e acolhimento da galera do RN, principalmente da Stela esposa do Menger.
Fiquei ansioso, e acredito que todos pela III copa RN, que deve ser realizada em Novembro deste ano.
O próximo evento em que essa galera toda deve se encontrar é na Abertura de Temporada de Escaladas de Brejo da Madre de Deus  em Pernambuco nos dias 24 e 25 de setembro de 2011
As inscrições podem ser feitas pelo link:
Boas escaladas a todos.

Dagoivan

Um comentário:

  1. hey rapá, eu fiquei em 6to viu, hahahahahahah

    ignacio

    ResponderExcluir