terça-feira, 30 de novembro de 2010

Escalando no Banguelo - Mogeiro - PB

Banguelo, a via Seleção Natural, fica um pouco a direita do ponto mais alto do cume. Foto: Maira

No sabado, enquanto comia uma tripinha frita e uma favada, marcamos de ir escalar no domingo as 6:00 horas da manhã seguinte no banguelo.

Domingo as 5 da mitinam fui acordado pelo Fabricio, o mesmo avisou que não iria porque seu joelho estava inflamado, liguei para Italo que informou que o pessoal de Campina não iria, liguei para Maira e Eduarda, as duas afirmaram que chegariam ao local no horário marcado.

Comi umas tapiocas, café, e suco de maracujá, e parti em direção a João Pessoa , pela BR 230, ao chegar no restaurante CHARQUE NA BRASA, dirigi mais um 300m e localizei a porteira azul que era o local informado para sair da BR e pegar uma estradinha de chão, não demorou muito as meninas chegaram, após passar por umas 5 porteiras, avistei a minha direita uma falésia amarela de uns 50m, bem vertical e acho até que negativa, acredito que ali tenha possibilidade de equipar ou conquistar umas viazinhas esportivas bem legais, fiquei instigado de retornar ao local e abrir uma trilha até o pé da falesia. Um pouco a frente, já se pode ver o Banguelo, ai é só pegar a direita na primeira bifurcação, e entrar na porteira que fica no ponto mais baixo do vale, estacionar o carro e seguir o caminho óbvio das trilhas de gado, que levam em direção ao Banguelo, seguir pelo pasto até o ponto mais alto da rocha ficar alinhado 90 graus a esquerda, neste momento, pegue o rumo a pedra e siga atravessando a caatinga, é bom levar um facão, pois não tem trilha definida neste trecho.

A via tem uma linha excelente, bem protegida, mas não é recomendavel cair nos primeiros 60m, pois tem muitos grampos de 3/8", inclusive no crux de VI,
Crux da via, peguei mais a direita para não arriscar uma queda nos grampos de 3/8" que protegem este lance.
para não arriscar cair depois de passar por estes finos grampos, não pude curtir o crux, escalei bem pela direita, onde tinham umas agarras quebradiças, inclusive quebrei umas e cai duas vezes

O sol bate na via o dia todo, menos bem no inicio da manhã, demos muita sorte e em vários momentos a sombra do céu nublado nos defendeu do sol causticante
Maira, Eduarda e Dagoberto, no cume do Banguelo.

Eduarda e Dagoberto, no retorno aos veiculos, só pensando em beber uma aguinha,  levamos pouca água, e minha lingua estava seca, grudando no céu da boca, a temperatura  acima dos 40 graus centigrados no momento da foto. Foto feita por: Maira

Croqui captado em orkut do pessoal do CMP
Nesta rocha existe ainda mais uma via, conquistada pelo Lula de João Pessoa, e tem toda aquela falésia amarela, aguardando ser equipada com vias esportivas, estou muito afim de retornar ao local.